sexta-feira, 13 de abril de 2012

PROJETO DOCE CULTURA: O QUE É?

 Algumas pessoas têm me perguntado o que vem a ser o PROJETO DOCE CULTURA. Hoje consegui um tempinho para blogar sobre o assunto. Adoro aprender. Vivo correndo atrás de cursos, exposições, concertos, livros, cd´s, etc, etc. Se tenho acesso a tudo isso? NÃO! Cultura é algo caro. Muito caro. Vou a eventos sim, mas a maioria gratuitos. Mas pelo menos consigo IR. Como estou lidando diariamente e diretamente com a Educação, percebo que a camada social menos privilegiada ou POBRE, para não enfeitar tanto a situação, NÃO tem direito a Cultura. Poderosos não querem seres pensantes. Seriam uma ameaça! Então decidi fazer algo parecido com aquela historinha de devolver as conchinhas para o mar: cada um fazendo a sua parte a coisa anda. Não faço por todos, mas posso fazer por alguns. Entrando na onda da reciclagem e reaproveitamento de materiais, inventei umas caixinhas e uns marcadores de páginas feitos com embalagens de leite. Como gosto de fazer doces, decidi, então, juntar o útil com o agradável: as caixinhas e os meus doces. Nasceu assim o PROJETO DOCE CULTURA. Inicialmente meu intuito era com o dinheiro arrecadado comprar livros e levar uma criança/adolescente a um passeio, algo no gênero. Bem, a realidade se mostrou outra: "minhas" crianças não tem lápis, borracha, etc. Ou seja: o básico! Então, decidi que primeiramente vou partir para esse lado: a aquisição de materiais. Estou também me aprofundando na situação social das "minhas' crianças. Onde nascem suas carências. É um longo trabalho de pesquisa e nada "agradável" de ser feito. A realidade tem se mostrado dura, muito dura. Não só pelas histórias de cada um (essa cada um carrega por si), mas com o descaso generalizado de todas as esferas governamentais. Tem muita gente trabalhando também. Trabalho bonito e bem feito. São os que amam a EDUCAÇÃO em todos os seus sentidos. Meu "projetinho" está dando certo, com passos pequeninos, mas muito cuidadosos. Ele se afastou um pouco da ideia inicial, mas descobri que o ínício dele começa de uma outra maneira. Primeiro atenderei o básico do básico: material escolar. Depois, aos poucos, vou conseguir atingir o meu objetivo maior: museus, teatro, passeios, exposições. Aguardem e confiem! Será legal para todos! Desde já agradeço a todos os que já me ajudaram!

Um comentário:

  1. Olá vc é do Rio-RJ? Gostaria de ajudar,com uma parceria. Estou no face tb me add lá! bjs
    https://www.facebook.com/RachelBrederAcessorios

    ResponderExcluir